Indicadores Básicos
A atividade administrativa das empresas e entidades de qualquer tipo que sejam, funcionam, basicamente, através do intercâmbio de informações entre suas partes, estruturas, sistemas e subsistemas, as quais operam para a obtenção e alcance dos resultados e objetivos estabelecidos.
A atividade administrativa das empresas e entidades de qualquer tipo que sejam, funcionam, basicamente, através do intercâmbio de informações entre suas partes, estruturas, sistemas e subsistemas, as quais operam para a obtenção e alcance dos resultados e objetivos estabelecidos.
Na Figura acima, apresenta-se ademais, a função
identificada como de controle denominada feedback, que consiste, precisamente,
na corrente de informações de retorno entre todas e cada uma das partes da estrutura
organizacional, contendo os dados referentes aos resultados efetivamente
obtidos com as operações executadas.
É, sem dúvida, uma função de enorme valor estratégico para
a empresa, por quanto permite conhecer a eficácia do trabalho realizado e, ao
mesmo tempo, identificar os problemas, as deficiências e obstáculos enfrentados
na execução das tarefas e atividades realizadas, o que permite a determinação
das medidas corretivas e os novos rumos a ser seguidos para colocar a gestão e
operação da organização, no caminho certo para o alcance de seus objetivos.
A seguir incorporamos alguns exemplos de informações
e indicadores de gestão e desempenho, incluídas no Sistema de Informações
Gerenciais – SIG
Indicadores Inter - sistêmicos Gerais
População População servida / ligações de água
População servida / economias de água
Extensão redes de água / população
Extensão redes esgoto / População servida
Extensão redes de esgoto / ligações esgoto
Volume produzido água/ População servida
Volume medido / volume produzido (perda física
na distribuição)
Vol. faturado / vol. produzido (perda econômica
/ distribuição)
No Sistema Comercial, temos indicadores
referentes, principalmente, ao relacionamento empresa-cliente; vejamos alguns
exemplos:
Vol. faturado nos serviços residencial,
comercial, industrial, público / ligações, economias dos serviços (volume médio
faturado)
Vol. medido, estimado, excedente / ligações,
economias (vol. médio medido por ligação e economia)
Vol. medido / Vol. faturado (índice de medição)
Valor arrecadado / valor faturado (eficiência
da cobrança);
Ligações de água com hidrômetros / ligações reais
água
Hidrômetros funcionando / ligações reais de
água
Hidrômetros funcionando / hidrômetros
instalados
No Sistema Financeiro, temos:
Ativo Corrente / Passivo Corrente
Geração Interna de Recursos / Serviço da Dívida
Contas por cobrar / Receita Operacional (360
dias)
Passivo Total / Patrimônio Líquido
Lucro antes de juros / Ativo Imobilizado Médio
(ROI)
Todos estes indicadores, parâmetros ou padrões de
resultados a serem estabelecidos dependem de uma série de fatores a ser
considerados, como por exemplo: caraterísticas do território, população,
recursos naturais, financeiros, econômicos e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário