segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A Revolução Industrial

Da economia rural à economia das máquinas

Existe unanimidade, entre os meios acadêmicos, acerca de que o processo social, econômico, e, sobretudo, tecnológico, conhecido como a Revolução Industrial, se iniciou na Inglaterra na segunda metade do século XVIII.
  
 Até aquele momento e durante séculos a vida da maioria das pessoas naquele país,  transcorria num ambiente tipicamente rural e se resumia à luta do dia a dia pela obtenção de seu alimento, roupa e moradia.

Tudo era obtido do aproveitamento dos recursos naturais: do cultivo da terra, da carne e da pele de animais, no caso, principalmente da lã e de fibras vegetais, e, por fim, da madeira de florestas ou pedreiras, utilizadas para a construção de suas casas.

Com o decorrer do tempo a paisagem inglesa foi-se modificando e passou a ser formada por aldeias, fazendas e pequenas propriedades rurais, mantendo grandes extensões de pastos sem maior aproveitamento. Todavia, as técnicas de cultivo e de incremento da produção de alimentos, eram rudimentares.

Há uns 250 anos, entretanto, os fazendeiros da era georgiana começaram a mudar esse panorama. O número de habitantes crescia a taxas apreciáveis, para os padrões da época, passando, de 5.500 milhões em 1750 para 16,500 milhões em 1850, o que exigia, sem dúvida, um grande esforço para garantir e dar condições de alimentação para todo esse contingente humano. Dessa forma, pântanos, terras ociosas e florestas foram drenados, limpos e arados, além da introdução de inovações e melhorias no cultivo e na exploração da terra.

Mesmo nesse panorama eminentemente rural, a principal base da prosperidade e da economia da Inglaterra era, e continuou sendo por muito tempo, a manufatura de lã e algodão, tendo na figura do Mestre Tecelão seu grande protagonista.

Esse era o relativamente tranquilo e bucólico ambiente da Inglaterra dos séculos XVII e XVIII, que estava prestes a se transformar em palco da grande e radical mudança econômica e social da humanidade produzida pela introdução de inventos e inovações tecnológicas, daquilo que se convencionou em chamar: A Revolução Industrial.

A Enciclopédia Britânica nos informa que foram três os principais inventos ou inovações que deram partida para esse fantástico fenômeno histórico:
Ø  A máquina de fiar
Ø  O tear mecânico
Ø  O motor a vapor

Nenhum comentário:

Postar um comentário