segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A Revolução Industrial - Consequências


Uma reflexão introdutória

Não é pretensão de este blog estender-se em relatos e explicações acerca de temas sobre os quais, sabidamente, existe muitíssima literatura, inclusive,  de autores consagrados e de reconhecimento mundial.

Consideramos importante, entretanto, focar determinados aspectos que, de uma ou outra forma, influenciaram e continuam a influenciar nos dias de hoje, instituições públicas e privadas dos países em desenvolvimento, principalmente no campo da administração, para os efeitos de analisar e avaliar, entre outras coisas, ate que ponto as experiências foráneas tem sido, ou não, devidamente adaptadas às nossas condições e idiossincrasia, assim como devidamente aproveitadas.

Voltando ao tema sobre as consequências da Revolução Industrial afirmamos que, sem dúvida, foi a fonte e origem das grandes transformações que iriam a ditar o rumo da civilização nos campos tecnológico, econômico, político e social.

Entre as consequências mais importantes desta nova era podemos citar:

Ø A criação das fábricas com a transferência da atividade artesanal para a fabril.
Ø O surgimento de uma nova mão de obra com a migração da população do campo para a cidade.
Ø A mudança das condições de trabalho.
Ø O incremento exponencial da produtividade pelo uso das máquinas e a consolidação do conceito da divisão do trabalho.
Ø A disseminação do movimento revolucionário da industrialização entre outros países de Europa e, ainda, nos Estados Unidos de América.
Ø O incremento mundial das atividades comerciais entre os países.
Ø O enriquecimento de pessoas (notadamente novos empresários e capitalistas) e países.
Ø A criação de novas formas de gestão de negócios e empresarial.

Mas, sem dúvida, o maior efeito e, quiçá, o mais importante efeito de todo este processo histórico conhecido como Revolução Industrial foi, a nosso ver, o de abrir as portas para a liberalização do todo um potencial, de toda uma força, e de toda uma capacidade criativa do homem, adormecidos durante milênios, e que acordou definitivamente para orientar à humanidade para rumos, agora, imprevisíveis, nas asas da inteligência e do conhecimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário