quarta-feira, 26 de outubro de 2016

SISTEMAS EMPRESARIAIS – O PLANEJAMENTO II


 
O Projeto

 

O Projeto é, sem dúvida, o componente ou elemento técnico da maior importância e de maior valor estratégico, do sistema de planejamento.

De acordo com conceitos tradicionais da disciplina econômica, a riqueza considerada como o conjunto de bens e serviços existentes num país, em um determinado momento, é o resultado da ação combinada de três fatores básicos: a terra, o capital e o trabalho.

Onde o fator terra, está representado pelos recursos naturais existentes num determinado espaço físico – geográfico; o capital, pelos equipamentos, maquinas e infraestrutura, utilizados no campo da produção e, finalmente, o trabalho, que se refere à mão de obra incluindo a capacidade intelectual, responsável pela produção dos bens e serviços.

Alguns autores incluem o conhecimento como um novo e poderoso fator de produção da riqueza. Se argumenta que, é precisamente o conhecimento, que produz mudanças e potencializa e dá novo valor aos outros fatores.

De qualquer forma, a integração dos elementos de produção de bens e serviços devem atender a determinados conceitos e requisitos que garantam e disciplinem as atividades e esforços de produção, considerando que, a final de contas, os recursos com que contamos não são ilimitados.

É importante, para tanto, a utilização dos instrumentos de caráter técnico que nos proporciona a ciência administrativa, principalmente, no campo do planejamento e, especificamente, da preparação de projetos.

Em nossa experiência, em diversas regiões e países, a elaboração de projetos constitui um dos maiores empecilhos para a aplicação de recursos, principalmente financeiros, na solução das carências, deficiências e problemas existentes em matéria de serviços públicos.

Ainda no caso do Brasil, o principal argumento utilizado recentemente pelas autoridades correspondentes para o fraco desempenho dos planos e programas de implantação de serviços de água e esgoto, tem sido a falta de projetos ou bem, a má qualidade dos mesmos, apresentados pelos estados e municípios.

 

Os Projetos de Saneamento Básico

 

O Projeto de Saneamento Básico tem como objetivo específico estabelecer os parâmetros necessários para proporcionar serviços de água e esgoto para uma cidade, ou parte dela, conforme critérios e condições de viabilidade técnica, econômica, financeira e institucional.

Neste campo, o Programa SATECIA apresentou uma série de manuais sobre as pesquisas, os estudos, e os procedimentos necessários para a elaboração de projetos para os serviços de saneamento-, atendendo os requisitos de viabilidade mencionados, conforme normas e metodologias nacional e internacionalmente aceitas.

Os estudos econômico-financeiros aplicáveis a uma empresa de serviços de água e esgoto estão relacionados a diversos conceitos, entre os quais, os mais relevantes são os seguintes:

 

Conceitos Econômicos:

Ø Custos

Ø Benefícios

Ø Custos de Oportunidade do Capital

Critérios de Avaliação de Projetos:

Ø Custo Marginal

Ø Relação Benefício / Custo

Ø Taxa Interna de Retorno

Conceitos Financeiros:

Ø Balanço

Ø Demonstrativo de Resultados (lucros & perdas)

Ø Estado se Origem e Aplicação de Recursos

Ø Capital de Giro

Ø Índices Financeiros

(continua)...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário