VISÃO
SISTÊMICA DE UMA EMPRESA DE SANEAMENTO
O
Sistema Empresa
O Programa SATECIA identificou seis grandes sistemas
institucionais ou de corte empresarial, que formariam o esquema e perfil
organizacional de uma companhia de saneamento. São estes:
Ø Planejamento
Ø Operacional
Ø Comercial
Ø Financeiro
Ø Administrativo
Ø Informação
Gerencial
Descrição
dos Sistemas
A seguir apresentamos a descrição de alguns dos sistemas
citados:
Ø O sistema de Planejamento compreende
o conjunto de processos, funções e atividades relacionados e orientados à
realização de diagnósticos, prognósticos, análise de custos e alternativas de
solução de problemas, montagem de planos de curto, longo e médio prazos
dirigidos à determinação das políticas, normas, objetivos e metas da empresa.
O Sistema de Planejamento inclui os
subsistemas seguintes:
Diagnóstico, Orçamento (planejamento a
curso prazo), Sistematização de dados e informações, Programação e Controle.
Ø O Sistema Operacional compreende
as políticas, normas, processos, procedimentos, funções e atividades técnicas relacionadas
com a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário,
incluindo a preparação e avaliação de projetos e a construção de obras.
O Subsistema Operacional inclui os
subsistemas seguintes:
Gerencia de Projetos, Controle Operacional
e Manutenção
Ø O Sistema Comercial compreende
o conjunto de políticas, normas, processos e procedimentos que trata da relação
empresa usuário dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário,
no que se refere à comercialização dos mesmos, incluindo as funções de controle
de clientes, a medição de consumos, o faturamento e a arrecadação dos serviços
e, em geral, à prestação e atendimento oportuno, ágil e eficiente das
reclamações, solicitações e demandas.
O Subsistema Comercial inclui os
subsistemas seguintes:
Cadastro de Consumidores, Medição de
Consumos, Faturamento e Cobrança e Tarifas.
Ø O Sistema de Recursos Humanos é o
conjunto de políticas, normas, processos e procedimentos destinados a prover à
organização do elemento humano que precisa; bem como criar e manter as
condições necessárias que garantam a maior e mais eficaz utilização deste
recurso e sua renovação oportuna.
O Subsistema de Recursos Humanos inclui os
subsistemas seguintes:
Classificação e Avaliação de Cargos,
Recrutamento e Seleção de Pessoal, Avaliação de Desempenho, Treinamento,
Controle Administrativo de Pessoal e Assistência Social e Segurança Industrial.
O
Plano de Ação
O plano de ação do programa foi formatado conforme as
etapas de Diagnóstico, Análise de informações, Modelagem e Implantação.
O
Diagnostico Institucional
O Diagnóstico Institucional, esteve orientado para o
estabelecimento de uma base de informações sobre o setor de saneamento do
Brasil como um todo, assim como das entidades envolvidas, principalmente, das
companhias de saneamento, visando identificar o nível de desenvolvimento
institucional destas entidades, considerando um amplo espectro de aspectos
jurídicos, administrativos, financeiros, técnicos, tecnológicos e, em geral,
operacionais.
Para sua realização foi elaborado um documento específico denominado
Manual de Diagnóstico.
O Manual de Diagnóstico teve como objetivo principal foi o
de estabelecer os critérios e parâmetros básicos a ser utilizados na análise
dos problemas do setor e suas entidades, com vistas a uniformizar tanto o
enfoque relacionado com os elementos e seus critérios de observação e análise,
como os conceitos e a linguagem técnica a ser utilizada na análise dos diversos
cenários existentes nas diversas regiões do País e suas características
morfológicas, territoriais, demográficas e econômicas.
O Manual de Diagnóstico foi testado em algumas das
Companhias de Saneamento que participariam do SATECIA das regiões norte, sul e
nordeste.
Feitas as correções e adaptações necessárias, o processo de
diagnóstico foi deflagrado em todo o País e, para sua realização, foram
formadas as equipes responsáveis pelos levantamentos de informações e dados, com
especialistas e profissionais nacionais e estrangeiros.
A metodologia utilizada incluiu a realização de pesquisas
operacionais, com o levantamento de informações documentais, demonstrativos
financeiros, planos, projetos, plantas e manuais, recursos tecnológicos, além
de entrevistas com os diversos níveis funcionais e operativos, desde pessoal em
nível de execução de tarefas até altos diretivos, passando pelos técnicos e
gerentes intermédios.
Na próxima postagem trataremos sobre os temas seguintes:
RESULTADOS
DO DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL
FASE
DE MODELAGEM DE SISTEMAS E SUBSISTEMAS NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE SANEAMENTO.
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