terça-feira, 12 de julho de 2016

O SISTEMA DE ASISTÊNCIA TECNICA DAS COMPANHIAS DE SANEAMENTO – SATECIA


 

 

 

VISÃO SISTÊMICA DE UMA EMPRESA DE SANEAMENTO

 

O Sistema Empresa

 

O Programa SATECIA identificou seis grandes sistemas institucionais ou de corte empresarial, que formariam o esquema e perfil organizacional de uma companhia de saneamento. São estes:

Ø  Planejamento

Ø  Operacional

Ø  Comercial

Ø  Financeiro

Ø  Administrativo

Ø  Informação Gerencial

 

Descrição dos Sistemas

 

A seguir apresentamos a descrição de alguns dos sistemas citados:

 

Ø  O sistema de Planejamento compreende o conjunto de processos, funções e atividades relacionados e orientados à realização de diagnósticos, prognósticos, análise de custos e alternativas de solução de problemas, montagem de planos de curto, longo e médio prazos dirigidos à determinação das políticas, normas, objetivos e metas da empresa.

 

O Sistema de Planejamento inclui os subsistemas seguintes:

Diagnóstico, Orçamento (planejamento a curso prazo), Sistematização de dados e informações, Programação e Controle.

 

Ø  O Sistema Operacional compreende as políticas, normas, processos, procedimentos, funções e atividades técnicas relacionadas com a prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, incluindo a preparação e avaliação de projetos e a construção de obras.

 

O Subsistema Operacional inclui os subsistemas seguintes:

Gerencia de Projetos, Controle Operacional e Manutenção

 

Ø  O Sistema Comercial compreende o conjunto de políticas, normas, processos e procedimentos que trata da relação empresa usuário dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, no que se refere à comercialização dos mesmos, incluindo as funções de controle de clientes, a medição de consumos, o faturamento e a arrecadação dos serviços e, em geral, à prestação e atendimento oportuno, ágil e eficiente das reclamações, solicitações e demandas.

 

O Subsistema Comercial inclui os subsistemas seguintes:

Cadastro de Consumidores, Medição de Consumos, Faturamento e Cobrança e Tarifas.

 

Ø  O Sistema de Recursos Humanos é o conjunto de políticas, normas, processos e procedimentos destinados a prover à organização do elemento humano que precisa; bem como criar e manter as condições necessárias que garantam a maior e mais eficaz utilização deste recurso e sua renovação oportuna.

 

O Subsistema de Recursos Humanos inclui os subsistemas seguintes:

Classificação e Avaliação de Cargos, Recrutamento e Seleção de Pessoal, Avaliação de Desempenho, Treinamento, Controle Administrativo de Pessoal e Assistência Social e Segurança Industrial.

 

O Plano de Ação

 

O plano de ação do programa foi formatado conforme as etapas de Diagnóstico, Análise de informações, Modelagem e Implantação.

 

O Diagnostico Institucional

 

O Diagnóstico Institucional, esteve orientado para o estabelecimento de uma base de informações sobre o setor de saneamento do Brasil como um todo, assim como das entidades envolvidas, principalmente, das companhias de saneamento, visando identificar o nível de desenvolvimento institucional destas entidades, considerando um amplo espectro de aspectos jurídicos, administrativos, financeiros, técnicos, tecnológicos e, em geral, operacionais.

Para sua realização foi elaborado um documento específico denominado Manual de Diagnóstico.

O Manual de Diagnóstico teve como objetivo principal foi o de estabelecer os critérios e parâmetros básicos a ser utilizados na análise dos problemas do setor e suas entidades, com vistas a uniformizar tanto o enfoque relacionado com os elementos e seus critérios de observação e análise, como os conceitos e a linguagem técnica a ser utilizada na análise dos diversos cenários existentes nas diversas regiões do País e suas características morfológicas, territoriais, demográficas e econômicas.

O Manual de Diagnóstico foi testado em algumas das Companhias de Saneamento que participariam do SATECIA das regiões norte, sul e nordeste.

Feitas as correções e adaptações necessárias, o processo de diagnóstico foi deflagrado em todo o País e, para sua realização, foram formadas as equipes responsáveis pelos levantamentos de informações e dados, com especialistas e profissionais nacionais e estrangeiros.

A metodologia utilizada incluiu a realização de pesquisas operacionais, com o levantamento de informações documentais, demonstrativos financeiros, planos, projetos, plantas e manuais, recursos tecnológicos, além de entrevistas com os diversos níveis funcionais e operativos, desde pessoal em nível de execução de tarefas até altos diretivos, passando pelos técnicos e gerentes intermédios.

Na próxima postagem trataremos sobre os temas seguintes:

RESULTADOS DO DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL

FASE DE MODELAGEM DE SISTEMAS E SUBSISTEMAS NO ÂMBITO DAS EMPRESAS DE SANEAMENTO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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