sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O PLANEJAMENTO ECONÔMICO FINANCEIRO - Os Benefícios


Benefícios

 

Entende-se como benefício o valor resultante da produção /venda / aquisição, ou disfrute de um determinado bem ou serviço. Tem assim, uma conotação dupla segundo o ponto de vista do produtor ou consumidor. Se considera sinônimo de lucro ou valor, ou utilidade, ou ainda, de outro ângulo, do bem-estar produzido pelo consumo do bem ou serviço.

De acordo com os modelos do SATECIA, os benefícios podem ser catalogados em duas categorias:

Ø  Benefícios tangíveis

Ø  Benefícios Intangíveis

Benefícios tangíveis são aqueles medidos em unidades reais, já sejam físicas, econômicas ou financeiras. Exemplos destes benefícios são o lucro pela venda de um bem, o valor obtido pela prestação de serviços profissionais, o incremento do capital de uma pessoa ou entidade social e, no caso das empresas de saneamento, o valor das receitas obtidas através das tarifas, nas atividades comerciais.

Os benefícios intangíveis são aqueles auferidos pela sociedade, principalmente, pela provisão de serviços públicos ou através de ações que melhorem o meio ambiente e as condições em que se desenvolve a população, já seja por determinações e ações promovidas e executadas pelo poder público ou pela ação privada.

Este tipo de benefícios se caracteriza por ser de difícil medição ou quantificação e, ademais, por apresentar valor ou importância relativa diferente segundo as condições de desenvolvimento do país e de sua população.

 

Outra classificação dos benefícios identifica:

Ø  Benefícios Diretos

Ø  Benefícios Indiretos

 

Benefícios diretos são aqueles produzidos como resultado imediato de um projeto e que estão intimamente relacionados com o objetivo do mesmo. Podem ser chamados de “primários”

Os benefícios indiretos são os produzidos como consequência ou reflexo em outras áreas, setores ou grupos sociais, não afetados diretamente pelo projeto. Seriam os benefícios “secundários”.

Os benefícios diretos de um projeto de saneamento são os que favorecem a comunidade como um todo. Do ponto de vista da empresa concessionária, correspondem às receitas recolhidas na cobrança dos serviços prestados.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário