A participação do setor privado na gestão dos serviços de
saneamento se apresenta através de diversas formas e modelos de atuação,
considerando dois tipos de situações relacionadas com a transferência, ou não,
da titularidade ou propriedade de ativos.
No primeiro caso, quando a titularidade permanece com o
poder concedente, as opções de participação privada (PSP), são:
Ø Terceirização
– contratação de serviços
Ø Gerenciamento
Ø Arrendamento
– “Leasing”
Ø Concessão
total ou parcial
No segundo caso, quando a titularidade dos ativos é
transferida de forma temporária para o concessionário privado, os modelos de
PSP são:
Ø BOOT
(Build – Own – Operate – Transfer)
Ø BOT
(Build – Own – Operate – Transfer)
Ø Venda
das entidades estatais
Ø Parcerias
com:
·
Empresas
·
Sócios Estratégicos
CARATERÍSTICAS
DE CADA MODELO
Terceirização
– Contrato de serviços
Contratação de serviços específicos. Modalidade existente
há muito tempo, tem sido utilizada, principalmente, na área de engenharia, na
preparação de estudos e projetos e na construção e fiscalização de obras.
Nos últimos tempos, este tipo de contratação tem sido
ampliada para outras atividades tais como:
·
Instalação, manutenção e leitura de hidrômetros
·
Faturamento e cobrança
·
Operação e manutenção de sistemas e estações de
tratamento de água e esgotos
·
Serviços de informática
Condições
O Poder concedente:
·
É responsável pelos investimentos
·
Estabelece objetivos, metas e padrões de
desempenho e qualidade dos serviços
O Setor privado – Empresa contratada:
·
Executa os serviços
·
Utiliza recursos de pessoal e equipamentos
próprios
·
Assume os riscos financeiros e técnicos do
contrato
Em geral, os contratos de terceirização são por prazo
determinado e pagos conforme medições e tarifas.
Contratos
de Gerenciamento
É um tipo de contrato mais abrangente que os contratos de
terceirização e estão dirigidos à recuperação global da empresa.
Em geral, são para um prazo médio de cinco anos e
apresentam riscos mínimos de capital e comerciais, para o contratado, sendo que
a remuneração deste consiste no pagamento de uma taxa de gestão, acrescida de um prêmio
de performance.
Condições
O Poder Concedente:
·
Coloca os ativos e a estrutura organizacional a
disposição e sob o controle do operador
·
Estabelece Objetivos, Metas e padrões dos
serviços
·
Fixa tarifas e critérios de comercialização
·
É responsável pelos investimentos
O Setor Privado – Empresa contratada:
·
É responsável pela gestão dos serviços
·
Utiliza pessoal próprio, em caráter suplementar,
geralmente, para cargos de gerencia
·
Assume riscos técnicos e operacionais
Arrendamento
(Leasing)
É um contrato mediante o qual, o empreendedor privado toma
em arrendamento os sistemas de abastecimento de água e/ ou esgoto sanitário,
por um prazo determinado, de até 20 anos.
O arrendador paga uma taxa pelo arrendamento e é remunerado
pela receita que obtiver com a exploração dos serviços.
Condições:
O Poder Concedente
·
Mantém a titularidade dos ativos
·
É responsável pelos investimentos e pelo
serviço da dívida
·
Fixa as tarifas e critérios de comercialização
·
Supervisiona a execução contratual
O Setor Privado – Operador:
·
É responsável pela operação e manutenção dos
sistemas e pela gestão total
·
Assume os riscos comerciais e financeiros
Concessão
Pelo contrato de concessão, os ativos são cedidos a uma concessionária,
por um período determinado, em geral de entre 20 e 30 anos, acompanhado, ou
não, de uma taxa se outorga.
Todos os investimentos para a melhoria dos serviços, além
dos riscos comerciais, operacionais e administrativos, são assumidos pela
concessionária a qual é remunerada por meio de tarifas.
Ao final da concessão, todos os bens são revertidos sem
nenhum ônus para a concedente.
·
Transfere para a concessionária a
responsabilidade pela prestação dos serviços
·
Fixa as tarifas e a política tarifária
·
Estabelece os objetivos, metas e padrão de
serviço
·
Controla a prestação dos serviços e o
desempenho da concessionária
O Setor privado – Concessionária
·
É responsável pelos investimentos
·
Assume o risco total pelo investimento
·
Ao término da concessão, reverte os bens e
ativos ao Poder Concedente
Venda
de Empresas Estatais
Consiste na transferência da titularidade dos ativos ao
setor privado, incluindo o valor patrimonial das ações, mediante a avaliação a
determinação de preços mínimos de alienação.
Condições
O Poder Concedente
·
Transfere o controle acionário para o setor
privado
·
Estabelece os objetivos, metas e programação de
investimentos
·
Define a política tarifária e fixa as tarifas
·
Controla, através de órgão regulador, a
prestação dos serviços e o desempenho, em geral, da concessionária.
O Adquirente
·
Assume o controle acionário
·
Assume a gestão total dos serviços
·
Realiza os investimentos programados
·
Assume os riscos do empreendimento
Parceria
Pelo sistema de parceria:
Empresas públicas se associam a empresas do setor privado,
para a execução de determinados projetos ou para participar no gerenciamento
dos serviços, com participação nos resultados segundo a definição acionária.
toda essa variedade de esquemas apresentada sobre a
participação da iniciativa privada no setor de saneamento, pode constituir, sem
dúvida, um importante recurso e dar uma valiosa contribuição para melhorar ou
superar os inúmeros problemas que enfrentam as entidades públicas no
atendimento de suas atribuições e responsabilidades na prestação dos serviços para
a população.
Porém, não nos parece suficiente. Consideramos que a
situação existente nas entidades municipais e companhias de saneamento, no que
se refere a uma gestão eficiente que garanta uma, igualmente, eficiente, prestação
de serviços para a comunidade, demanda uma ação dos governos, em geral, em
nível federal, estadual e municipal (públicos ou privados), mais ampla, mais incisiva e mais efetiva,
para resolver ou pelo menos, colocar em andamento, um verdadeiro plano de aperfeiçoamento
e profissionalização dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico.
Não é possível continuar só alargando as metas de
atingimento da universalização dos serviços, para datas cada vez mais distantes.
Por outro lado, não se trata apenas de colocar a disposição
das entidades responsáveis, os recursos financeiros para o desenvolvimento de
projetos e a construção de obras. É necessário que se cuide também, de garantir
a boa operação dos serviços, e, sobretudo, uma boa gestão que elimine o
desperdiço dos recursos e garanta índices de qualidade, de operação e
desempenho, de acordo com normas e parâmetros nacional e internacionalmente
estabelecidos e aceitos.
E tudo isso, em nosso entender, tem apenas um nome: Programa de Desenvolvimento
Institucional e Inovação.
Sobre esses temas, na próxima postagem, apresentaremos alguns
conceitos e algumas ideias sobre os temas mencionados.
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