DI
Diante do panorama
anteriormente descrito, acreditamos que é, absolutamente necessário, a
montagem, organização e execução, de um amplo plano de ação, orientado ao fortalecimento das instituições e empresas
responsáveis, pela prestação dos serviços de saneamento, e, por outro lado, para
a definição de um novo arranjo normativo – institucional, dos órgãos
responsáveis pelo planejamento estratégico – setorial, no âmbito das esferas
superiores de governo.
Um Programa de Desenvolvimento
Institucional – PDI, estaria dirigido aos seguintes objetivos:
A. Fortalecimento
da capacidade técnica das instituições para a o exercício do planejamento, de
uma forma geral, com ênfase na preparação de estudos, projetos e obras.
B. Definição
de um amplo programa de ações dirigidas a melhorar os índices de eficiência no
campo da gestão dos recursos e na operação dos serviços, baseado em diagnóstico
geral sobre as políticas, programas, processos, procedimentos, tecnologia.
C.
Organização
da Agencia Reguladora de Saneamento, que deverá ser o órgão responsável com a
capacidade técnico – administrativa necessária, para o exercício de suas
funções na promoção, acompanhamento, controle e avaliação da operação e gestão
das concessionárias e serviços autônomos públicos e privados, que operam os
serviços de saneamento.
A TI e os Serviços de Saneamento Básico
Uma visão retrospectiva
O Saneamento
Básico se apresenta como um campo fértil, propício para a aplicação de
tecnologias modernas no campo operacional e, notadamente, na gestão dos
serviços.
Em algum momento do
processo evolutivo do desenvolvimento da TI, no ambiente de negócios da
iniciativa privada, órgãos de governo, entre eles as instituições de
saneamento, começaram a utilizar os recursos de computação nas suas atividades.
Era no início, um avanço tímido, que não permitia um maior e melhor
aproveitamento das máquinas, nos processos internos dos serviços públicos,
encontrando-se que, na realidade, o computador era, na maioria dos casos,
utilizado apenas como máquina de escrever e calculadora.
Acreditamos que, ainda
neste momento, programas ou aplicações específicas continuam a ser utilizadas
apenas para determinadas funções no setor de operações, assim como para alguns processos
em áreas tais como as de faturamento,
contabilidade, controle de estoques e outras, de menor porte, sendo que por
outro lado, cada departamento o setor da empresa utiliza equipamentos de
computação e programas de caraterísticas e potencial diferentes, para seu uso
exclusivo, sem ter nenhuma conexão ou integração de informações com os demais
setores.
Sobre este aspecto,
já comentamos em post anteriores, como, em projetos e intervenções de
consultoria realizadas em empresas de saneamento, nos deparamos com que as
informações do sistema comercial, sobre faturamento, inadimplência de usuários
e outras, não tinham correspondência com os mesmos dados registrados na
contabilidade. E assim por diante.
O aproveitamento
da TI nas empresas, instituições e serviços públicos, em geral, vem, sem dúvida,
em diversas frentes, avançando. Entretanto, cresce em nossa opinião, a passos
lentos, tímidos, e continua um esforço limitado, pontual, orientado para
resolver processos específicos, de forma até certo ponto, isolada, sem ter uma
visão de conjunto dos problemas da empresa como um todo.
No outro extremo
do problema, consideramos, também, de grande importância, cuidar do
relacionamento serviço / público, via internet, o qual, no momento, também
continua muito restrito, e insuficiente. Entendemos que, para que este recurso
atinja o máximo de seus verdadeiros objetivos, não basta apenas contar com um
site da empresa ou serviço, é necessário que exista toda uma estrutura
institucional eficiente, que cumpra com a missão de dar atendimento, orientação
e solução às demandas e solicitações do cliente e público em geral, de forma
consistente, precisa, oportuna, integral e eficiente.
UM ENTERPRISE, RESOURCE, PLANNING – ERP – para o
SANEAMENTO
O ERP, é sem
dúvida, uma formidável ferramenta para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos
sistemas técnicos e de gestão no âmbito empresarial e de negócios, em geral,
tanto quanto para o caso dos serviços públicos.
Entre outras
caraterísticas e detalhes, que podemos destacar sobre este sistema, encontramos
que, a tecnologia de computação utilizada na implementação do sistema de ERP, é
totalmente orientada a Internet, com o apoio de Sistemas de Informação
Geográficos – SIG – para a computação móvel para os trabalhos no terreno, assim
como de tecnologia de ponta no que se refere a software, hardware e
comunicações.
O Global Position
System (GPS) ou Sistema de Posicionamento Global (GNSS) utilizado na montagem
como suporte da operação do ERP, permite identificar a localização de um objeto,
pessoa, veículo ou qualquer outro objeto, com uma precisão de centímetros, facilitando
enormemente, por exemplo, que tanto as leituras dos hidrômetros como mudanças, alterações e outras ocorrências, sejam reportadas
e validadas de forma imediata, em comunicação online, com um servidor central.
É uma vantagem
apreciável, considerando que hoje em dia, qualquer celular oferece a tecnologia
GPS, e dessa forma, todos os trabalhos em campo, podem ser monitorados,
validados e controlados, além de possibilitar o intercâmbio de informação em tempo
real. Isto representa uma grande economia de tempo e de impressão e
distribuição de contas, com uma baixa considerável nos custos do processo.
Por outro lado, pagamentos
de serviços feitos de forma antecipada – com descontos – pagamentos
trimestrais, semestrais, anuais, vencidos, assim como pagamentos de consumos
fixos realizados com tarjetas inteligentes, poderão ser oferecidos, como novas
alternativas e opções de contratação dos serviços. As informações chegam
diretamente ao correio eletrônico do cliente, com informações úteis e diversas,
ou bem, em resposta a solicitações, informação de problemas ou reclamações.
Precisamente, a
entrada da tecnologia da internet e de telefonia móvel celular, em cidades e
municípios, viabiliza que empresas de todo tipo, grandes, médias e pequenas e
público, em geral, posam ter acesso aos serviços, facilitando, por outro lado, a
vida do usuário / cliente, na apresentação de reclamações, pagamentos,
solicitações de novos serviços e outros requerimentos.
Ainda mais, o
sistema permite, inclusive, um tratamento e relacionamento empresa/cliente, com
eficientes recursos de segurança, que garante que somente os usuários possam
ter acesso a sua conta com a utilização de senhas como no caso de bancos,
empresas de serviços como as de gás, energia elétrica, telefonia e outras. Em
determinados casos e, de forma parcial, os programas poderão ser instalados
como uma intranet a fim de evitar que todos os serviços estejam disponíveis
diretamente na internet. Em todo caso, o acesso poderá ser efetuado na mesma
forma que as pessoas utilizam para utilizar os serviços do Google, Microsoft, Yahoo,
etc.
Finalmente,
queremos destacar que, com a implantação do ERP, os órgãos de controle, Agencias
Reguladoras, e outros, terão condições de acompanhar, monitorar e controlar, o
desempenho das empresas e serviços, de forma mais efetiva e oportuna.
A Figura que mostramos, representa o relacionamento da empresa com setores e instituições mais importantes, de seu entorno.
Próximo Post: Estratégias de Desenvolvimento e Implantação
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