domingo, 16 de setembro de 2018

DI, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA O SANEAMENTO III


DI

Diante do panorama anteriormente descrito, acreditamos que é, absolutamente necessário, a montagem, organização e execução, de um amplo plano de ação, orientado ao  fortalecimento das instituições e empresas responsáveis, pela prestação dos serviços de saneamento, e, por outro lado, para a definição de um novo arranjo normativo – institucional, dos órgãos responsáveis pelo planejamento estratégico – setorial, no âmbito das esferas superiores de governo.

Um Programa de Desenvolvimento Institucional – PDI, estaria dirigido aos seguintes objetivos:

A. Fortalecimento da capacidade técnica das instituições para a o exercício do planejamento, de uma forma geral, com ênfase na preparação de estudos, projetos e obras.

B. Definição de um amplo programa de ações dirigidas a melhorar os índices de eficiência no campo da gestão dos recursos e na operação dos serviços, baseado em diagnóstico geral sobre as políticas, programas, processos, procedimentos, tecnologia.

C.    Organização da Agencia Reguladora de Saneamento, que deverá ser o órgão responsável com a capacidade técnico – administrativa necessária, para o exercício de suas funções na promoção, acompanhamento, controle e avaliação da operação e gestão das concessionárias e serviços autônomos públicos e privados, que operam os serviços de saneamento.

A TI e os Serviços de Saneamento Básico

Uma visão retrospectiva

O Saneamento Básico se apresenta como um campo fértil, propício para a aplicação de tecnologias modernas no campo operacional e, notadamente, na gestão dos serviços.
Em algum momento do processo evolutivo do desenvolvimento da TI, no ambiente de negócios da iniciativa privada, órgãos de governo, entre eles as instituições de saneamento, começaram a utilizar os recursos de computação nas suas atividades. Era no início, um avanço tímido, que não permitia um maior e melhor aproveitamento das máquinas, nos processos internos dos serviços públicos, encontrando-se que, na realidade, o computador era, na maioria dos casos, utilizado apenas como máquina de escrever e calculadora.

Acreditamos que, ainda neste momento, programas ou aplicações específicas continuam a ser utilizadas apenas para determinadas funções no setor de operações, assim como para alguns processos em  áreas tais como as de faturamento, contabilidade, controle de estoques e outras, de menor porte, sendo que por outro lado, cada departamento o setor da empresa utiliza equipamentos de computação e programas de caraterísticas e potencial diferentes, para seu uso exclusivo, sem ter nenhuma conexão ou integração de informações com os demais setores.

Sobre este aspecto, já comentamos em post anteriores, como, em projetos e intervenções de consultoria realizadas em empresas de saneamento, nos deparamos com que as informações do sistema comercial, sobre faturamento, inadimplência de usuários e outras, não tinham correspondência com os mesmos dados registrados na contabilidade. E assim por diante.

O aproveitamento da TI nas empresas, instituições e serviços públicos, em geral, vem, sem dúvida, em diversas frentes, avançando. Entretanto, cresce em nossa opinião, a passos lentos, tímidos, e continua um esforço limitado, pontual, orientado para resolver processos específicos, de forma até certo ponto, isolada, sem ter uma visão de conjunto dos problemas da empresa como um todo.

No outro extremo do problema, consideramos, também, de grande importância, cuidar do relacionamento serviço / público, via internet, o qual, no momento, também continua muito restrito, e insuficiente. Entendemos que, para que este recurso atinja o máximo de seus verdadeiros objetivos, não basta apenas contar com um site da empresa ou serviço, é necessário que exista toda uma estrutura institucional eficiente, que cumpra com a missão de dar atendimento, orientação e solução às demandas e solicitações do cliente e público em geral, de forma consistente, precisa, oportuna, integral e eficiente.

UM ENTERPRISE, RESOURCE, PLANNING – ERP – para o SANEAMENTO

O ERP, é sem dúvida, uma formidável ferramenta para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sistemas técnicos e de gestão no âmbito empresarial e de negócios, em geral, tanto quanto para o caso dos serviços públicos.

Consiste em um sistema totalmente integrado, modularizado, sendo, por conseguinte, versátil, ágil, oferecendo por tanto, condições de desenvolvimento e implementação, práticas e econômicas, por quanto pode ser construído e instalado, módulo por módulo, conforme um planejamento, e segundo as necessidades da entidade correspondente.

Entre outras caraterísticas e detalhes, que podemos destacar sobre este sistema, encontramos que, a tecnologia de computação utilizada na implementação do sistema de ERP, é totalmente orientada a Internet, com o apoio de Sistemas de Informação Geográficos – SIG – para a computação móvel para os trabalhos no terreno, assim como de tecnologia de ponta no que se refere a software, hardware e comunicações.

O Global Position System (GPS) ou Sistema de Posicionamento Global (GNSS) utilizado na montagem como suporte da operação do ERP, permite identificar a localização de um objeto, pessoa, veículo ou qualquer outro objeto, com uma precisão de centímetros, facilitando enormemente, por exemplo, que tanto as leituras dos hidrômetros como mudanças,  alterações e outras ocorrências, sejam reportadas e validadas de forma imediata, em comunicação online, com um servidor central.

É uma vantagem apreciável, considerando que hoje em dia, qualquer celular oferece a tecnologia GPS, e dessa forma, todos os trabalhos em campo, podem ser monitorados, validados e controlados, além de possibilitar o intercâmbio de informação em tempo real. Isto representa uma grande economia de tempo e de impressão e distribuição de contas, com uma baixa considerável nos custos do processo.

Por outro lado, pagamentos de serviços feitos de forma antecipada – com descontos – pagamentos trimestrais, semestrais, anuais, vencidos, assim como pagamentos de consumos fixos realizados com tarjetas inteligentes, poderão ser oferecidos, como novas alternativas e opções de contratação dos serviços. As informações chegam diretamente ao correio eletrônico do cliente, com informações úteis e diversas, ou bem, em resposta a solicitações, informação de problemas ou reclamações.

Precisamente, a entrada da tecnologia da internet e de telefonia móvel celular, em cidades e municípios, viabiliza que empresas de todo tipo, grandes, médias e pequenas e público, em geral, posam ter acesso aos serviços, facilitando, por outro lado, a vida do usuário / cliente, na apresentação de reclamações, pagamentos, solicitações de novos serviços e outros requerimentos.

Ainda mais, o sistema permite, inclusive, um tratamento e relacionamento empresa/cliente, com eficientes recursos de segurança, que garante que somente os usuários possam ter acesso a sua conta com a utilização de senhas como no caso de bancos, empresas de serviços como as de gás, energia elétrica, telefonia e outras. Em determinados casos e, de forma parcial, os programas poderão ser instalados como uma intranet a fim de evitar que todos os serviços estejam disponíveis diretamente na internet. Em todo caso, o acesso poderá ser efetuado na mesma forma que as pessoas utilizam para utilizar os serviços do Google, Microsoft, Yahoo, etc.

Finalmente, queremos destacar que, com a implantação do ERP, os órgãos de controle, Agencias Reguladoras, e outros, terão condições de acompanhar, monitorar e controlar, o desempenho das empresas e serviços, de forma mais efetiva e oportuna.

A Figura que mostramos, representa o relacionamento da empresa com setores e instituições mais importantes, de seu entorno.

Próximo Post: Estratégias de Desenvolvimento e Implantação

















 

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