SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Um Sistema de Informação, na
concepção do SATECIA, é um conjunto de procedimentos, métodos, elementos
técnicos e equipamentos utilizados para produzir, introduzir e recuperar dados,
devidamente selecionados, para sustentar as operações e o funcionamento, em
geral, de uma empresa, e inclui as fases de obtenção, processamento e
apresentação.
Existem duas classes de
sistemas de informação:
Ø O
sistema de informação “total” que reúne, em um único sistema integrado, todos
os sistemas e subsistemas de informação existentes na organização. Este tipo de
sistema inclui todos os dados e informações para as diferentes esferas e níveis
de administração e operação da empresa.
Ø O
Sistema de Informação “básico ou fundamental” que, na prática, consiste em um
fluxo simples de informação, tem a função de produzir dados e informações
considerados essenciais para o funcionamento de cada nível ou de cada sistema
da organização. Outros dados que, por uma ou outra razão, são requeridos por
grupos específicos de usuários, são processados de forma independente.
Este segundo modelo foi
considerado o mais viável de desenvolver e implantar nas Companhias de
Saneamento do Brasil, levando em conta suas condições e, principalmente, seu
estágio de desenvolvimento.
Sobre Informações e Dados
Ø Se
entende por informação, qualquer classe de conhecimento ou mensagem que pode
ser utilizado para dar sustentação ou melhorar uma decisão, bem como realizar
uma ação administrativa. De outra forma, informação é um dado que, devidamente
processado, é essencial para a tomada de decisões.
Ø O dado
é a representação de uma mensagem em forma digital; indica um conjunto de
termos ou símbolos que representam quantidades, ações, objetos, etc. São
formados por caracteres sejam alfa numéricos ou de qualquer outro tipo de
simbologia.
A relação entre dados e
informação é semelhante à da matéria prima com o produto terminado de uma indústria.
Com efeito, a fase de processamento converte dados em informação, ou dito de
outra maneira, os converte em condições utilizáveis pelo receptor.
A Fig. 4 representa o processo
de transformação dos dados em informações
A Informação Operativa –
Diretiva
As funções de um sistema de
informação podem ser classificadas segundo duas categorias de tarefas.
A classe de tarefa, denominada
como “operativa”, para a qual a informação se considera necessária, está
relacionada com o funcionamento operacional do sistema administrado. Neste
caso, qualquer ação, operação ou decisão depende da informação e, por tanto, é
indispensável.
Assim, cada operação precisa
de nova informação operativa, considerando como tal, por exemplo, programas de
produção, ordens de compra, faturas, e outros processos que suprem de dados, no
dia a dia, aos diferentes setores da empresa, e que são necessárias para a
realização de tarefas previamente programadas, a ser cumpridas por pessoas ou
por máquinas.
Um programa de produção de
água que orienta o trabalho de um operador de estação de tratamento, como um
sinal análogo, que se dá mediante um computador, que controla uma rede de
distribuição, são exemplos de informação operativa.
Quando o requerimento do
funcionamento operativo exige a incorporação de elementos de economia de um
sistema integral ou total, surge a necessidade de novas classes de informação.
Esta categoria de informação é denominada de “diretiva”.
Se entende que a informação
requerida pelo processamento das transações, é eminentemente operativa e, por
conseguinte, necessária para o funcionamento do sistema administrado. Mas, a medida
em que são introduzidos elementos e conceitos promotores da economia do
sistema, tais como, metas, controles, avaliações e análises maiores, se torna
necessário acrescentar informação do tipo operativo até o nível de direção,
onde a nova informação demandada é de natureza diretiva é indispensável para a
tomada de decisões.
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