sábado, 7 de julho de 2018


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Um Sistema de Informação, na concepção do SATECIA, é um conjunto de procedimentos, métodos, elementos técnicos e equipamentos utilizados para produzir, introduzir e recuperar dados, devidamente selecionados, para sustentar as operações e o funcionamento, em geral, de uma empresa, e inclui as fases de obtenção, processamento e apresentação.

Existem duas classes de sistemas de informação:

Ø O sistema de informação “total” que reúne, em um único sistema integrado, todos os sistemas e subsistemas de informação existentes na organização. Este tipo de sistema inclui todos os dados e informações para as diferentes esferas e níveis de administração e operação da empresa.

Ø O Sistema de Informação “básico ou fundamental” que, na prática, consiste em um fluxo simples de informação, tem a função de produzir dados e informações considerados essenciais para o funcionamento de cada nível ou de cada sistema da organização. Outros dados que, por uma ou outra razão, são requeridos por grupos específicos de usuários, são processados de forma independente.

Este segundo modelo foi considerado o mais viável de desenvolver e implantar nas Companhias de Saneamento do Brasil, levando em conta suas condições e, principalmente, seu estágio de desenvolvimento.

Sobre Informações e Dados

Ø Se entende por informação, qualquer classe de conhecimento ou mensagem que pode ser utilizado para dar sustentação ou melhorar uma decisão, bem como realizar uma ação administrativa. De outra forma, informação é um dado que, devidamente processado, é essencial para a tomada de decisões.

Ø O dado é a representação de uma mensagem em forma digital; indica um conjunto de termos ou símbolos que representam quantidades, ações, objetos, etc. São formados por caracteres sejam alfa numéricos ou de qualquer outro tipo de simbologia.

A relação entre dados e informação é semelhante à da matéria prima com o produto terminado de uma indústria. Com efeito, a fase de processamento converte dados em informação, ou dito de outra maneira, os converte em condições utilizáveis pelo receptor.

A Fig. 4 representa o processo de transformação dos dados em informações

A Informação Operativa – Diretiva

As funções de um sistema de informação podem ser classificadas segundo duas categorias de tarefas.

A classe de tarefa, denominada como “operativa”, para a qual a informação se considera necessária, está relacionada com o funcionamento operacional do sistema administrado. Neste caso, qualquer ação, operação ou decisão depende da informação e, por tanto, é indispensável.

Assim, cada operação precisa de nova informação operativa, considerando como tal, por exemplo, programas de produção, ordens de compra, faturas, e outros processos que suprem de dados, no dia a dia, aos diferentes setores da empresa, e que são necessárias para a realização de tarefas previamente programadas, a ser cumpridas por pessoas ou por máquinas.

Um programa de produção de água que orienta o trabalho de um operador de estação de tratamento, como um sinal análogo, que se dá mediante um computador, que controla uma rede de distribuição, são exemplos de informação operativa.

Quando o requerimento do funcionamento operativo exige a incorporação de elementos de economia de um sistema integral ou total, surge a necessidade de novas classes de informação. Esta categoria de informação é denominada de “diretiva”.

Se entende que a informação requerida pelo processamento das transações, é eminentemente operativa e, por conseguinte, necessária para o funcionamento do sistema administrado. Mas, a medida em que são introduzidos elementos e conceitos promotores da economia do sistema, tais como, metas, controles, avaliações e análises maiores, se torna necessário acrescentar informação do tipo operativo até o nível de direção, onde a nova informação demandada é de natureza diretiva é indispensável para a tomada de decisões.


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