quarta-feira, 4 de julho de 2018

O SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO SATECIA I


  

Conceitos Básicos

Consideramos conveniente incluir aqui alguns conceitos básicos, iniciais, sobre o Sistema de Informações, com o fim de dar maiores detalhes que ajudem a melhor explicar o modelo que foi proposto para as Companhias de Saneamento brasileiras, no âmbito do SATECIA.

O Processo da Comunicação

A comunicação é um dos processos essenciais da ação administrativa, e tem sido definida como sendo a corrente de informações que circula entre os sistemas e subsistemas de uma organização. Sem o processo da comunicação não pode existir uma ação coordenada na empresa, base de toda a atividade de gestão.[i]

As caraterísticas técnicas de um sistema de comunicação compreende, inicialmente, uma fonte de informação que proporciona o conteúdo, ou material original, para a organização de uma mensagem a ser transmitida a um destinatário. Inclui, dessa forma, um transmissor, um receptor, bem como uma fonte conhecida como “ruído”, sinal emitido pelo sistema, com o objetivo de interromper o fluxo e o conteúdo da informação na presença de erros no processo.

A Fig. 4 nos mostra isso




A comunicação, por outro lado, deve ser efetiva, quer dizer, que o conhecimento ou dados do processo transmitido deve ser necessário e útil ao destinatário, sendo que isto será mais relevante, na medida em que os interesses do remetente e do destinatário sejam congruentes e convergentes, ou seja, orientados para o mesmo fim, como seria o caso de atingir uma meta comum ou realizar uma operação conjunta.


Outro aspecto importante a ser considerado no campo das comunicações, diz respeito, a que, cada participante do sistema não deve receber a mesma informação. Neste sentido, e, no interesse dos princípios de economia e da especialização de funções, cada membro do sistema deve receber unicamente os dados de que precisa para cumprir com a sua função, evitando informações redundantes, em excesso ou escassas.

Tipos de Comunicação

Além das comunicações diretas, entre o remetente e o destinatário, os sistemas administrativos utilizam os seguintes tipos de comunicação: comunicações acumulativas, permanentes e diferidas.

As Informações acumulativas são aquelas que não chegam ao destinatário com o mesmo formato e conteúdo que tinham quando originadas; isto é, que durante o processo administrativo, sofrem modificações até constituir uma nova informação. Este tipo de informação é usual, por exemplo, na apresentação de relatórios para a administração superior, que se referem a atividades operativas que retroalimentam o sistema com fins de controle.

Nem sempre as informações são produzidas para uso imediato. É o caso, por exemplo, de relatórios que são guardados na sua forma original, ou cifrados e guardados em arquivos eletrônicos, para ser recuperados quando necessário, para decisões ou ações posteriores. Este tipo de informações são classificadas como comunicação diferida.

Finalmente, as comunicações permanentes são utilizadas como bases de referência para a execução das atividades de caráter, igualmente permanentes, rotineiras. Deste tipo são, por exemplo, os planos, os programas, os orçamentos, os procedimentos, as descrições de tarefas, os relatórios estatísticos periódicos, em soma, todos os que são cumpridos e executados, no dia a dia, até a sua reformulação ou atualização.


Próxima postagem: Sistemas de Informação






[i] Morris Schaefer – Administración de Programas de Higiene del Medio – OMS - 1975

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